Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
 LIRA MUSICAL SÃO SEBASTIÃO
nation2.com  


Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ENQUETE
QUAL ESTILO MUSICAL VOCÊ MAIS GOSTA DE TOCAR?
DOBRADOS
BOLEROS
MÚSICAS RELIGIOSAS
MAMBOS
VALSAS
POPULARES
Ver Resultados

Rating: 3.1/5 (537 votos)




ONLINE
1





PLANTANDO UM SONHO

PLANTANDO UM SONHO

 

Em 07 de maio de 1979, o Sr José Silva de Almeida, juntamente com um grupo de amigos cidadãos de Nova Serrana, se reuniram no salão da Vila Vicentina as 20:h com um só objetivo: Criar uma banda de música na cidade. Neste mesmo dia reuniram-se 24 amigos que com o mesmo pensamento criaram a tão sonhada banda de música. Nesta reunião tratou-se de escolher um nome para a futura banda de música de Nova Serrana. Um nome foi sugerido: LIRA MUSICAL SÃO SEBASTIÃO que por unanimidade foi aceito por todos os presentes. O nome se refere ao padroeiro de Nova Serrana “São Sebastião”.

Ainda neste mesmo dia foi escolhido para presidir a banda o Sr José Silva de Almeida (zezito).

Foi marcada outra reunião para a semana seguinte com, o mesmo grupo presente para ser elaborado o estatuto da nova entidade e tomar todas as providências para que aquela nova banda de música fosse oficializada com toda sua documentação legal para que assim futuramente a banda de música pudesse receber verbas de apoio a bandas de música que existem nos governos federais, estaduais e municipais.

Formada a banda de música LIRA MUSICAL SÃO SEBASTIÃO, tinha que convocar músicos que já existiam na cidade e escolher um maestro para comandar os ensaios e ministrar aulas de música.

Como primeiro maestro da banda, foi escolhido para assumir esta função o músico bastante conhecido naquela época e de um dom musical incrível, o Sr Antonio Caetano de Freitas (Antonio da Alzira). Nascido em Nova Serrana, músico quase autodidata, porem com uma sensibilidade artística muito elevada.

 Foram providenciados alguns instrumentos que se encontravam parados e que pertenciam a uma antiga banda de música que existiu na cidade com o nome de Banda de música Santa Cecília na década de 40 e com estes a banda começou pra valer sua caminhada de sucesso. Em pouco tempo a banda já estava abrilhantando as festas de Nova Serrana.

Em 25 de janeiro de 1981, morre o maestro Antonio Caetano de Freitas.

Foram muitas as dificuldades que a banda de música encontrou durante toda a sua existência principalmente no inicio. Uma delas era a falta de um lugar próprio para a realização dos ensaios, ministrarem aulas de música e realizar suas reuniões. Muitos lugares serviram de sala de ensaio da LIRA como: A própria igreja matriz de São Sebastião, a Sede da Vila Vicentina, o salão do Lions Club, Ginásio São José (SEMEC), centro Social entre outros. Ate que então em meados de 1990 a Dona Zeli doou um terreno para que então a banda pudesse ter sua sede própria.

Foram feitas rifas... Pediram ajuda aqui e ali e com muita dificuldade conseguiram levantar as paredes do primeiro pavimento da tão sonhada sede. Mesmo sem piso, sem reboque nas paredes, a LIRA mudou-se para sua nova sede, sua tão sonhada casa agora sim própria.

Com ajuda dos Amigos da LIRA (empresários locais), Prefeitura Municipal e outros amantes da LIRA em 23 de maio de 1999 foi inaugurada a sede da LIRA MUSICAL SÃO SEBASTIÃO com dois pavimentos sendo: uma sala de aula com capacidade para 50 alunos e um salão de ensaios. Agora sim, uma sede de verdade, com: água, luz, uma ótima estrutura com um pouco de conforto para seus músicos, alunos e freqüentadores.

Vários maestros também passaram pela entidade como: Antonio Caetano de Freitas (Antonio da Alzira), Eupidio Simeão de Barros, 1º Sgt PMMG Rafael José da Silveira, 1º Tem PMMG Waldeci Guilherme Torres, Eustáquio Pinto da Fonseca (Taco) hoje atual primeiro trompetista da LIRA e atualmente João Evaristo Silveira Júnior.

Alem do Sr José Silva de Almeida, também presidiram a LIRA os Srs.: Darci Braga de Lacerda, Félix Duarte Martins, Geraldo Magela Silva, Adalton Francisco da Silva e João Evaristo Silveira Júnior.

Hoje a LIRA tem como presidente o Sr. José Ferreira Sobrinho (Zé Gato) que já esta em seu quarto mandato a frente da banda. Muito dedicado e um assumido amante apaixonado pela LIRA, esta sempre em busca de recursos, seja com empresários amigos da LIRA, seja com os administradores municipais, estes grandes apoiadores da LIRA. Grande incentivo vem por parte de nossos administradores municipais que nunca medem esforços para nos ajudarem nesta nossa caminhada.

A LIRA até hoje mantém em sua sede aulas de música práticas e instrumentais para os cidadãos Nova-serranense inteiramente gratuitas, motivando com isso a participação de muitos jovens e adultos em sua composição principal que é a banda.

98% do grupo de músicos que atuam na mesma, foram formados pela sua própria escola de música, os demais vieram já formados de suas cidades de origem.

A banda hoje conta com um grupo de 36 músicos em sua grande parte jovens.

Destaque sempre por onde se apresenta a LIRA MUSICAL SÃO SEBASTIÃO já levou o nome de Nova Serrana para diversos outros municípios de Minas Gerais, seja em eventos cívicos como: Desfiles, encontros de bandas, aniversários de municípios, festivais de inverno, eventos religiosos entre outros tantos.

Hoje com seus 30 anos de existência, a LIRA MUSICAL SÃO SEBASTIÃO pode se dizer que é sem duvida alguma, um dos maiores bens que Nova Serrana tem, e sua sede hoje também é considerada o berço cultural de nosso município.

Aquela pequena semente que aquele grupo de amigos resolveu plantar em 07 de maio de 1979, hoje dá belos frutos para a nossa Nova Serrana. Hoje a LIRA MUSICAL SÃO SEBASTIÃO pode considerar-se uma entidade com uma estrutura solida, reconhecida não só em Nova Serrana, mas também reconhecida nacionalmente.

Agradecemos encarecidamente a todos que em 1979 tiveram um sonho, e conseguiram concretizá-lo.

Parabéns para à banda!

Parabéns a todos os componentes, alunos e aqueles que acreditaram e até hoje acreditam em nosso trabalho e que possam vir mais outros tantos 30 anos para que esta entidade possa com a mesma sabedoria, com a mesma visão superá-los um por um!

Viva a Banda!

Parabéns Nova Serrana!

 

 

 

 

 

 

João Evaristo Silveira Júnior

Maestro da LIRA MUSICAL SÃO SEBASTIÃO desde 1998

Criar um Site Grátis    |    Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net